terça-feira, 30 de julho de 2013

Comitê Itapocu entrega certificados aos participantes do curso de educadores ambientais

29/07/2013.


            O Comitê Itapocu juntamente com a AMVALI realizaram a entrega dos certificados aos participantes do curso "Formação de Educadores Ambientais para Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu" na tarde de ontem (29). A cerimônia contou com a presença do Presidente da AMVALI - Prefeito Dieter Janssen, do Promotor de Justiça - Dr. Alexandre Schmitt dos Santos, do Coordenador Regional de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina - Antonio Edival Pereira, da consultora do Comitê Itapocu Anja Meder Steinbach e do secretário executivo do comitê - Alessandro Hansen Vargas.


            O curso formou 52 educadores ambientais, incluindo Elton Cunha (Defesa Civil) e Malu da FUNDEMA, ambos de Barra Velha e aconteceu nos meses de maio e junho, todas as sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na sede da AMVALI, totalizando 40 horas/aula. Promovido pelo Comitê Itapocu e pela AMVALI, o curso contou como apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS.
FOTO: Bióloga Anja, Presidente Amvali e Prefeito de Jaraguá do Sul Dieter , Promotor de Justiça - Dr. Alexandre, Elton Cunha (Defesa Civil de Barra Velha) e secretário executivo do comitê - Alessandro.


            A capacitação discutiu várias temáticas como: saneamento ambiental; monitoramento da bacia hidrográfica; prevenção de cheias e desastres naturais; remanescentes de fauna na bacia e unidades de conservação; visões e valores em educação ambiental; ferramentas metodológicas para práticas em educação ambiental; a influência dos recursos hídricos no modelo de ocupação e desenvolvimento da socioeconomia no Vale do Itapocu; bacia hidrográfica e ciclo hidrológico; legislação de recursos hídricos; comitês de bacia hidrográfica; e ferramentas de gestão.
Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu

            Outras temáticas foram: formação geológica, processos geomorfológicos e formação da paisagem; caracterização física e hidrológica da Bacia do Itapocu; legislação ambiental - comentários ao Novo Código Florestal Brasileiro; análise da vegetação (estrutura e estádio sucessional); e pressão antrópica no processo de urbanização. Foi realizada também uma visita a bacia hidrográfica do Rio Molha; elaborados Projetos de Educação Ambiental e produzida maquetes do modelo tridimensional.

            Durante a cerimônia, a consultora do Comitê Itapocu, Anja Meder Steinbach disse que "o curso foi mais um tijolo na construção de uma política de proteção da água na bacia do Itapocu". Na oportunidade também foram entregues aos participantes do curso as maquetes produzidas e bolsas ecológicas, canecas e camisetas do Comitê Itapocu.



            A seguir foi realizada e leitura e aprovação de uma carta aberta escrita pelos participantes do curso que será encaminhada aos prefeitos dos 13 municípios pertencentes da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.

            A carta aberta apresenta diversas ações/medidas que podem ser tomadas para viabilizar a boa gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu proporcionando melhor taxa de infiltração da água no solo e menor velocidade do escoamento superficial da água. O comitê também solicita aos prefeitos dos 13 municípios da bacia e, em especial, a AMVALI, que promovam, na medida do possível, a ampla discussão e adoção das sugestões elencadas na carta.

            Solicitam ainda, que a AMVALI seja estimulada a continuar o trabalho de apoio ao Comitê Itapocu, dando o costumeiro suporte aos seus trabalhos e ampliando sua ação na área do saneamento ambiental e da gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Itapocu, seja através da oferta de novas turmas para Educadores Ambientais, seja na execução de eventos e de planejamentos voltados a área ambiental.


Fonte: www.amvali.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário