quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vereador Douglas faz indicação para Homenagear Dona Laurita!

       O Vereador barravelhense Douglas Elias Da Costa visitou nesta ultima quarta-feira (31/07/2013) a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Barra Velha para tratar da indicação que foi apresentada pelo   vereador na primeira semana de retorno às sessões da Câmara que será o de instituir o nome da Medalha da Defesa Civil Municipal de Barra Velha para “ Medalha de Defesa Civil  LAURITA PEDROSO DE OLIVEIRA”.


            Para vocês entenderem melhor, todo fim de ano a Defesa Civil presta homenagem a personalidades da cidade que se destacaram durante o ano prestando serviços de relevância no município, e nossa medalha ainda está sem denominação, sendo que no estado a Medalha de Defesa Civil  leva o nome de Colombo Sales, ex-governador que criou a Defesa Civil em Santa Catarina, sendo que aqui aprovada na Câmara levará o nome de NOSSA GRANDE MULHER LAURITA !






Conhecendo Laurita!


            A senhora Laurita Pedroso de Oliveira nasceu no dia 18 de maio de 1954 em Piraí do Sul, Paraná. Filha de Abílio Pedroso Ribas e Ana Cândida Alves Ribas que formaram uma grande família com seus 11 filhos. Em uma conversa repleta de emoção, dona Laurita lembrou que sua infância foi de muito sofrimento: “Morávamos no sítio e a vida não era fácil. Com 09 anos, saí de casa para trabalhar na casa de uma família como babá. Permaneci com essa família até os 18 anos e sofri muito. Dos 18 aos 21 anos trabalhei na casa de outra família em Curitiba”. Foi através dessa família que a senhora Laurita teve os primeiros contatos com Barra Velha. Foi veraneando na cidade que encontrou Lourenço, o grande amor de sua vida. “Foi tudo muito rápido, namoramos por três meses, ficamos noivos por três meses e casamos após três meses de noivado Naquele tempo era assim”, enfatizou.


            Junto ao senhor Lourenço, residiu inicialmente próximo ao colégio Astrogildo e trabalhou no antigo Hotel Wille, Hotel Mirante, Centro de Educação Infantil Madre Paulina, Colégio Astrogildo, APAE, Prefeitura de Barra Velha, entre outros locais. “Nas escolas que trabalhei, alguns alunos da época marcaram a minha vida, como o Dr. Jair, Gio Régis, Adilson Pires, entre outros”. Foi na escola Manoel de Freitas em Itajuba que concluiu o Ensino Fundamental e anos depois, cursou o Ensino Médio no CEJA do bairro São Cristóvão. No CEJA, tornou-se referência ao resistir bravamente o tratamento contra o câncer.  

                  Devido ao câncer, teve que se afastar por dois anos da APAE e tinha esperança de retornar ao trabalho, mas isso não foi mais possível. Dona Laurita lembrou bastante emocionada um dos momentos mais difíceis de sua vida, a descoberta do câncer: “Quando eu trabalhava na APAE passei a ter fortes crises e era encaminhada constantemente ao Posto de Saúde Central. Em uma noite, sonhei com um médico de média estatura. Ele estava em seu consultório com um envelope nas mãos. O médico me entregou o envelope e informou que eu estava com um tumor maligno. Cheguei a pedir ao meu marido para me enterrar com a roupa lilás do casamento do meu filho.


                 Em Barra Velha, o doutor Abraão solicitou que eu fizesse uma mamografia e veio a constatação do câncer. Fui ao consultório do doutor Cassol em Joinville, médico indicado pelo doutor Abraão e para minha surpresa, o médico de Joinville era idêntico ao médico do meu sonho. Chorei muito no consultório. O doutor Cassol acompanhou o meu tratamento e até hoje tenho uma relação de amizade com ele”. Dona Laurita resistiu bravamente ao tratamento de câncer por três vezes e afirmou que jamais se escondeu por medo ou vergonha, pelo contrário, passou a colaborar com as pessoas que necessitavam de orientação devido ao câncer. “Primeiramente, formamos um pequeno grupo para conversar sobre o câncer. Eu, Luci, Marivalda (Iaia), Nelzimeri, Veridiana, Elenita, Paulina, Eliane Melo, Olga, entre outras pessoas que iniciaram os encontros. Em uma eleição, ficou definido que o nome do grupo seria, Vida Continua, mas a morte de Luci nos abalou bastante. O grupo ficou parado por dois anos  quando no dia 22 de junho de 2006 marcamos uma reunião na sede da Colônia dos Pescadores e lá ficou definido a reorganização do grupo. Fui eleita presidente e o Ulysses, vice-presidente. Ulysses é um grande companheiro, grande amigo”. A partir desses encontros, iniciou o trabalho da Associação de Assistência aos Portadores e Ex-portadores de câncer – AAPEC.   

            A AAPEC é a “menina dos olhos” da senhora Laurita e realiza um trabalho espetacular com aqueles que a procuram. Diversos empresários locais e também o poder público colaboram com a associação. Através dos eventos que são realizados e do brechó, a AAPEC reúne recursos que são aplicados na assistência que presta aos portadores e ex-portadores de câncer. Dona Laurita e todos os voluntários estão batalhando para que a associação consiga criar em Barra Velha uma clínica que será referência no tratamento contra o câncer. Com a colaboração do Conselho de Engenheiros e de alguns empresários locais o sonho da clínica em Barra Velha foi fortalecido. A AAPEC necessita da colaboração de todos na aquisição de bilhetes de um sorteio de um automóvel Gol 0 km.  Dona Laurita e Ulysses convocam os empresários a presentearem os seus clientes com bilhetes da ação entre amigos da AAPEC colaborando assim com a associação.



            Ao conversar com a senhora Laurita relatando o sonho, fiquei bastante emocionado e ao afirmar que solicitou que o marido a enterrasse com a roupa Lilás, relacionei imediatamente ao uniforme da AAPEC e rapidamente as lágrimas rolaram. Dona Laurita está novamente enfrentando problemas de saúde mas não se abate. Continua firme com seus objetivos e disposta a colaborar com aqueles que procuram. Questionada se tem medo da morte, respondeu prontamente que não, mas irá lutar pela vida sem jamais desistir. O marido da senhora Laurita os filhos Paulo Sérgio e Mariana, além dos netos, sentem profundo orgulho pela esposa, mãe e avó heroína. Certamente esse sentimento é unânime, pois todos que a conhecem têm admiração pelo trabalho espetacular que realiza na AAPEC e pela fortaleza ao resistir as adversidades da vida. Finalizando, dona Laurita ressaltou: “Agradeço a Deus pela nossa existência, saúde e pelas famílias. Que não haja ódio no coração e que o perdão seja constante na vida de todos. Que Deus abençoe todos os voluntários e colaboradores da AAPEC”.

Fonte: Vereador Douglas Elias Da Costa, Juliano Bernardes - Historiador, Blog Alô Barra Velha !!!<http://alobarravelha.blogspot.com.br/2013/05/a-persistente-laurita-guerreira.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário