terça-feira, 2 de julho de 2013

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Julho, Agosto e Setembro de 2013


Inverno com previsão de pouca chuva e frio típico em Santa Catarina


Nos meses de julho, agosto e setembro, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica em todas as regiões catarinenses.
Saiba a como é a climatologia do inverno em SC:
O inverno típico tem os meses de julho e agosto menos chuvosos do ano. A estação mais fria do ano tem como característica principal dias mais secos e ensolarados.
O risco de temporais com granizo e ventania diminui, mas pode ocorrer associado à influência de frente frias, de sistemas de baixa pressão e de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), mais comuns a partir de setembro. Também são frequentes o jato em altos níveis da atmosfera e os vórtices. Nestes meses os ciclones extratropicais, próximo ao litoral são comuns e oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Em julho, os valores de chuva variam de 70 a 90 mm no Litoral e Vale do Itajaí e de 130 a 170 mm do Oeste ao Planalto. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro o volume de chuva aumenta significativamente em relação a julho e agosto, variando de 170 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões.

Vale ressaltar que eventos extremos podem ocorrer em qualquer época do ano, por vezes com acumulados mais significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem, por isso a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Com relação à temperatura, a previsão é de um inverno típico com temperaturas próximas a abaixo da média climatológica, no trimestre. As temperaturas mínimas tendem a ficar um pouco abaixo da média em boa parte do período, especialmente julho e agosto, porém o frio deve intercalar com períodos de temperatura mais agradável, especialmente em setembro.

Nos meses de julho a agosto, as incursões de massas de ar de origem polar, comuns na estação mais fria do ano, com características de baixa umidade do ar e baixas temperaturas (secas e frias) serão mais frequentes. Assim, durante os episódios de ondas de frio intensas e duradouras são esperadas temperaturas próximas de zero grau, e por vezes negativas, nas áreas altas do estado, resultando na ocorrência de geada ampla, inclusive no Litoral. Episódios de neve não são comuns em invernos típicos, porém registro do fenômeno pode acontecer de forma bem isolada nos meses Julho e Agosto nas áreas altas do Planalto Sul.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial Leste, região de monitoramento do ENOS (El Niño Oscilação Sul) pode se dizer que as águas superficiais estão próximas à normalidade, sem aquecimento ou resfriamento significativo, como mostra as Figuras 1 e 2. As condições continuam próximas à neutralidade em grande parte do Oceano Pacífico e não devem mudar nos próximos meses, portanto a previsão é de neutralidade climática no inverno.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em maio de 2013.



Figura 2 – Tendência da TSM da última semana nos oceanos Atlântico e Pacífico, entre 19 e 26/06/2013.

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF, FUNDACENTRO E FUNDAGRO.

Boletim: Marcelo Martins e Gilsânia Cruz (Meteorologistas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário