quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

11º SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão


Bom dia Barravelhenses!

Uma pequena retrospectiva de ações ao longo do ano de 2012:

Também teve capacitação na área de Defesa Civil, apenas quero mostrar especificamente a que Elton Cunha, coordenador de Defesa Civil e o Sr. Estefanio Silva Macedo, coordenador do NUDEC -  Núcleo Comunitário de Defesa Civil nº 01 fizeram na UFSC -  Universidade Federal de Santa Catarina, na então 11º SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Minicurso

Título:

JORNALISMO E DESASTRES


Ministrante:
Juliana Frandalozo Alves dos Santos - CEPED

Data:
22/11/2012.

Descrição:

Os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes, provocando danos e atingindo um número maior de pessoas em desastres por todo o mundo. No Brasil, a cultura de perceber e comunicar o risco de desastre ainda é incipiente tanto para a população quanto para os órgãos de comunicação.
O minicurso aborda questões relevantes às discussões sobre risco e desastre, conceitos importantes para o entendimento na área, tópicos que vem sido discutidos na área de gestão de risco e redução de risco e desastre para inserir a participação do jornalismo enquanto ator importante nesse processo. Para esse entendimento, inserimos a definição do jornalismo de qualidade para a análise da cobertura jornalística de desastres.
 A comunicação comunitária e a imprensa são parte fundamental na construção de cidades mais seguras e populações mais preparadas para prevenir o risco e se preparar para o desastre. Estes são resultados de estudos realizados no Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina.

Objetivo:

Compartilhar resultados de pesquisa em risco e desastre, esclarecer conceitos e incentivar o conhecimento e discussão de temas relevantes para essa área

Público Alvo:

Agentes de defesa civil, jornalistas, pesquisadores, comunidade interessada

Conteúdo Programático:

1          O que é preciso saber sobre desastres 1.1 Conceitos-chave 1.2 Defesa Civil e a gestão integrada de risco e desastre 1.3 Redução de risco e desastre - Sociedade de risco, Percepção de risco 1.4 Mobilização social 1.5 Comunicação de risco e desastre 1.6           O papel dos diversos setores sociais 2            Princípios elementares do jornalismo 2.1          O que é jornalismo 2.2       Qual a função do jornalismo 2.3          Jornalismo e a construção da realidade social 2.4     Elementos de qualidade no Jornalismo 2.5         Qualidade nas redações: manuais de redação 2.6    Qualidade do texto jornalístico: técnicas do bom texto 2.7  Jornalismo especializado e a qualidade da cobertura 2.8    O papel do jornalismo na redução de risco e desastre 3     A cobertura jornalística em desastres no Brasil e no mundo 3.1    Critérios de noticiabilidade do desastre: Porque o desastre é notícia? 3.2           Como cobrir desastres.


Minicurso

Título:

A participação Civil na Estratégia Nacional de Defesa em operações de busca e resgate no mar, nos portos e vias navegáveis interiores.


Data: 21/11/2012

Ministrantes:
EDUARDO ANTONIO TEMPONI LEBRE        
Renato Miranda Carvalho            
Alaerte Antonio Contini

Descrição:

A função da Universidade na atual Estratégia Nacional de Defesa e o conceito de dualidade Civil-Militar. O dever do Governo Federal de investir em pesquisas, inovação ciência e tecnologia com a participação de civis e militares para questões de defesa e a salvaguarda da vida humana no mar e meios aquaviários interiores.

Objetivo:

Compreender o que é a Estratégia Nacional de Defesa. Verificar os princípios do Decreto nº 6.703/08 que engaja e capacita civis para atividades relacionadas à defesa. Conhecer a modalidade de ação de defesa de busca e resgate em meios aquaviários, conhecida pela sigla SAR.

Público Alvo:

Pesquisadores e pós-graduandos em áreas ligadas ao tema; estudantes da UFSC em geral; servidores e terceirizados; público externo da região; pescadores; marítimos; bombeiros; policiais e militares das três forças.

Conteúdo Programático:

- Orientação Geopolítica da Dualidade civil-militar, no campo da educação e capacitação. - Princípios do Decreto nº 6.703/08 que engaja e capacita civis. - Conceito de busca e resgate (SAR) na Lei 7.273 de 10/12/84. - SAR contemplado no quadro da Estratégia de Defesa Nacional. - A participação do MEC e a cooperação das Universidades e Centros de Ensino. - A UFSC e Laboratório de Estudos em Direito Aquaviário e Ciência da Navegação: o Projeto AQUASEG e as Disciplinas Direito Aquaviário I e II.

Foto: Juliana, Elton e Estefanio

Nenhum comentário:

Postar um comentário