segunda-feira, 14 de outubro de 2013

10/10/2013 - Colegiado realizou palestras sobre patologias estruturais

O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI realizou reunião na tarde de ontem (9), coordenada pelos consultores Paulo de Almeida e Normando Zitta. O encontro iniciou com a discussão da programação do Seminário Regional de Defesa Civil que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, em Barra Velha.

O tema do seminário será "Prevenção: um olhar para o futuro". O evento contará com palestras, oficinas e exposições com foco dirigido aos profissionais da área de segurança pública, defesa civil, órgãos assistenciais, voluntários e demais interessados.

A seguir, Paulo explanou sobre como está a realização do Plano Regional de Cheias que tem como objetivo reunir informações sobre os alagamentos ocorridos nas sete cidades da região do Vale do Itapocu elaborando um mapa com as regiões alagáveis com sugestões de medidas estruturais e não estruturais para prevenir novas ocorrências. O plano de prevenção tem previsão para término no decorrer do mês de novembro, ocasião em que haverá apresentação pública dos resultados.

Na sequência foi divulgada a programação do Ciclo de Cursos de Educação Ambiental que está sendo promovido pelo Comitê Itapocu e em parceria com o Colegiado de Defesa Civil. O objetivo do ciclo é disseminar conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e a gestão de seus recursos hídricos.  O público-alvo são os profissionais da educação, agricultura, meio ambiente, defesa civil, agentes de saúde, gestores públicos, estudantes, lideranças comunitárias e demais interessados. O curso será gratuito e realizado em vários municípios: Jaraguá do Sul (15 e 22/10), São Bento do Sul (16 e 23/10), Joinville (17 e 24/10) e Schroeder (18 e 25/10).

Após a reunião, foram realizadas duas palestras sobre patologias estruturais. A primeira foi sobre "Acidentes em encostas e estruturas" e a segunda sobre "Históricos de acidentes em encostas no Brasil", ministradas pelos engenheiros Gilberto Luiz e Edgar Odebrecht. Esteve presente também durante a reunião e as palestras o Coordenador Regional de Defesa Civil, Antonio Edival Pereira e a Sra. Ieda Marleni John Packham da ONG Mãos Que Ajudam.



Fonte: www.amvali.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário