terça-feira, 30 de abril de 2013

Desinterdição da Escola Estadual David P. Espíndola



Juíza desinterdita escola David Pedro Espíndola com ressalvas e aulas devem voltar na segunda-feira

As aulas da escola estadual David Pedro Espíndola, em Barra Velha, devem voltar na próxima segunda-feira, depois de mais de dois meses de interdição do local.

Após realizar uma inspeção judicial na tarde desta quinta-feira, a juíza da Vara da Infância e Adolescência, Joana Ribeiro Zimmer, decidiu por desinterditar a escola para o reinício das aulas com duas ressalvas: a área onde está a caixa d´água e a sala de computação devem ser isoladas de estudantes e funcionários. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, as medidas necessárias serão tomadas amanhã.

A inspeção feita pela juíza contou com uma comissão formada pela promotora de justiça Tehane Tavares Fenner, o secretário de Planejamento Urbano de Barra Velha, engenheiro Guilherme Stein Cani, o coordenador da Defesa Civil do município, Elton Cesar Cunha, o supervisor da SDR, Heraldo Luis Borges e o procurador do Estado, Dr. Felipe Barreto de Melo.

Auxiliada pela diretora da escola, Elizabeth Nunes Barcelos Giuradelli, a comissão levou cerca de duas horas para avaliar todos os itens que ocasionaram a interdição da Defesa Civil no dia 15 de fevereiro. Apenas dois pontos reprovaram na inspeção.

A estrutura onde está a caixa d´água deve ser restaurada, por isso foi solicitado o esvaziamento da caixa e isolamento da área até que o problema seja solucionado. A SDR se comprometeu em colocar tapumes no local amanhã e o abastecimento de água será feito da rede diretamente da rua.

Já a sala de computadores permanecerá interditada até que a SDR apresente o laudo de um engenheiro elétrico comprovando que a rede elétrica tem capacidade para comportar várias máquinas ligadas ao mesmo tempo. Este laudo deve ser apresentado em 15 dias.

O ginásio de esportes, que não foi incluído nas obras pós-interdição, segue fechado e depende de outros entraves jurídicos para ser reformado.

“As reformas foram positivas, com exceção dos dois pontos que deixaram a desejar e o ginásio, a escola está em condições de voltar a receber as aulas”, disse a doutora Joana Ribeiro Zimmer ao Voz do Itapocu, durante a visita. Inicialmente a magistrada havia solicitado uma perícia no local, mas devido ao alto custo e a urgência do caso, ela optou para uma inspeção judicial com a presença do engenheiro civil da prefeitura.

“É importante frisar que sempre tratamos do caso com a máxima urgência, mas não poderíamos permitir a desinterdição sem um parecer de um engenheiro civil. Com o aval do engenheiro da prefeitura, chegamos a conclusão que é possível desinterditar a escola com as ressalvas”, falou a promotora Tehane ao término da inspeção.

Após a visita ao colégio, os membros da comissão participaram de uma audiência no fórum de Barra Velha, onde foi oficializado o resultado da inspeção e a juíza assinou a sua decisão. Um oficial de justiça deve ir amanhã a escola para se certificar que a SDR tomou as medidas necessárias e então as aulas estarão liberadas para se iniciarem na segunda-feira.

A diretora da escola não perdeu tempo e já agendou uma reunião com os pais dos alunos para amanhã, às 19h30, no próprio David Pedro Espíndola. Ao que tudo indica, os cerca de 500 alunos que estão sem estudar devem finalmente voltar a frequentar as salas de aula.

Fonte: Jornal Voz do Itapocu

Nenhum comentário:

Postar um comentário