terça-feira, 12 de março de 2013

Risco de temporal com vento forte e granizo isolado em SC entre terça (12) e madrugada e manhã de quarta (13)


12 de março de 2013

                Risco de temporal com vento forte e granizo isolado em SC entre terça (12) e madrugada e manhã de quarta (13)

Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.epagri.sc.gov.br).

Alerta: entre terça-feira (12) e madrugada e manhã de quarta-feira (13) há previsão de temporal com granizo isolado e ventania (rajadas acima de 100km/h) e risco de alagamentos e deslizamentos.

Atenção especial para as áreas de risco de alagamentos e deslizamentos entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e algumas áreas do Litoral Norte, onde o solo está encharcado e a rede de drenagem afetada pelas fortes chuvas nos últimos dias.

A instabilidade e a nebulosidade aumentam rapidamente no decorrer do dia devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão (ciclone) por SC, com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, especialmente do Oeste ao Sul do Estado, onde estão previstos acumulados de 60 a 80mm em média e pontuais que podem superar 100mm. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, acumulados entre 40 e 60mm em média com pontuais maiores.

A chuva ainda se estende para a madrugada e manhã de quarta-feira, mais forte especialmente no Litoral e norte do Estado, mas a boa notícia é que no decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol na maioria das regiões.

Atenção: Na quarta e início de quinta-feira há previsão de vento moderado a forte de S/SE no Litoral de SC, com rajadas de 60 a 90km/h, associadas a um sistema de baixa pressão (ciclone) próximo a costa.

Neste período há perigo à navegação e risco de ressaca, especialmente entre Florianópolis e o Litoral Sul. O mar  fica muito agitado, com altura de onda de 2.0 a 3.0m, e o vento sul/sudeste deve empilhar a água na costa, com risco de ressaca (maré de tempestade) que pode causar a invasão do mar e erosão em áreas suscetíveis principalmente durante a maré cheia.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca (maré de tempestade): proteger apetrechos de pesca e de maricultura, atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de risco de erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros Militar, no número 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário