segunda-feira, 11 de março de 2013

08/03/2013 – Barra Velha participa de Assembléia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu


O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu realizou na tarde de ontem (7), a XIX Assembleia Geral Ordinária que foi conduzida pelo Presidente do Comitê, Sergio Victor Santini e contou com a presença do Presidente da AMVALI, Dieter Janssen, Prefeito de Jaraguá do Sul, Elton Cunha da Defesa Civil de Barra Velha, “Malu” da FUNDEMA de Barra Velha e o Eng. Guilherme da SEPLAN,. A ordem do dia iniciou com a aprovação da ata da XVIII Assembleia Geral Ordinária realizada em 2012.


A seguir ocorreu a apresentação sobre os resultados do Índice de Qualidade das Águas - IQA nos rios de Jaraguá do Sul pela bióloga da FUJAMA, Fernanda Bachmann que explicou como é realizado o monitoramento da qualidade ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. Foram apresentados resultados parciais de maio de 2012 a janeiro de 2013.

O monitoramento foi realizado através de coletas mensais de amostras de água em campo, em 10 pontos para descobrir o IQA. A classificação do IQA é: menor que 19 péssima; entre 19 e 36 ruim; entre 36 e 51 regular; entre 51 e 79 boa; entre 79 ou maior que 100 ótima.  Dos 10 pontos analisados alguns apresentaram IQA entre 36 e 51, ou seja, regular e outros pontos apresentaram IQA bom entre 51 e 100.

Segundo Fernanda "o IQA na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu no município de Jaraguá do Sul nestas campanhas demonstrou oscilar entre ponderação boa e regular. Embora em alguns locais a vegetação esteja comprometida, ocupação urbana e indústrias no entorno, os índices foram satisfatórios. Locais onde houve uma persistência de ponderação regular será possível propor medidas para que se promova melhoria na qualidade da água nesses ambientes. É importante dar continuidade nas análises mensais (sazonalidade), correlacionar individualmente os parâmetros que geram o IQA com a precipitação de cada local de análise, ampliar regionalmente o sistema de coleta de amostras (bacia hidrográfica) e implementar rede de sensores sem fio.

A seguir foi realizada apresentação da pesquisa "Ferramentas de Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu" pela Analista de Geoprocessamento da AMVALI e Engenheira Florestal, Karine Rosilene Holler, cujo trabalho servirá de referência ao Comitê Itapocu.

O trabalho teve como objetivo geral pesquisar e compilar informações básicas da bacia, como área de drenagem, perímetro da bacia, comprimento e ordenamento dos rios, densidade de drenagem, coeficiente de compacidade, fator de forma, declividade média, relevo, perfil longitudinal do Rio Itapocu, e vazões.  Já como objetivos específicos foram: a organização, validação e análise de dados para a geração de novas informações para a gestão dos recursos hídricos, alimentando o SIG AMVALI; o estudo da morfometria (características físicas) da bacia; e a realização de levantamento de vazões mínimas e médias dos principais cursos d'água da Bacia do Itapocu.

A área da bacia medida resultou em aproximadamente 3.152 km² e o perímetro da bacia em 355 km. Os resultados dos índices que são relacionados apenas com a forma da bacia, o coeficiente de compacidade (1,77) e o fator de forma (0,44), apresentaram que a Bacia do Itapocu possui uma forma alongada e consequentemente não está sujeita à maiores enchentes. Conclui-se que a nascente mais distante do rio Itapocu é o rio Vermelho, em São Bento do Sul, totalizando 135,94 km de comprimento desde a nascente até o exutório (foz) do rio Itapocu em Barra Velha e apenas o rio Itapocu possui 89,4 km. Quanto à drenagem da bacia, esta apresenta um eficiente sistema, visto que na escala 1:50000, o ordenamento dos rios chegou até a 7ª ordem e a densidade de drenagem é de 1,68 km de rios para cada km² de área da bacia, concluindo também que 49,52% dos cursos d'água da bacia são nascentes. A declividade média da Bacia do Itapocu resultou em 28,2°, um resultado relativamente alto. O perfil longitudinal do rio apresentou que as maiores altitudes estão em direção a nascente e diminuem em direção à jusante, a altitude máxima é de 954,88 m, encontrada em São Bento do Sul. A menor vazão de estiagem do rio Itapocu é de 10.100,83 l/s.
 

Segundo Karine, os resultados desse trabalho poderão ser utilizados em estudos de autodepuração de cargas poluidoras, dimensionar reservatórios, detectar e resolver conflitos entre usuários de água, enquadramento dos cursos d'água, outorga, estudar os processos que envolvem eventos de cheia ou de estiagem na bacia hidrográfica e ainda calcular a taxa de área preservada das nascentes.

Após foi apresentado o cronograma de reuniões do Comitê Itapocu 2013, as principais ações do projeto Fehidro e a formalização da Câmara Técnica Prevenção junto ao Colegiado de Defesa Civil da AMVALI. Para finalizar a Consultora do Comitê, Anja Meder Steinbach convidou os participantes para a palestra "Cadastramento de Usuários da Água" em comemoração ao Dia Mundial da Água que será no dia 22 de março, às 14 horas, no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. O objetivo é elucidar a importância do cadastro de usuários de água na elaboração do Plano de Bacia.

Fonte: www.amvali.org.br

Para quem quiser consultar a pesquisa na integra, acesse a versão eletrônica: http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/recuperaMfnCompleto.php?menu=rapida&CdMFN=351861   




Nenhum comentário:

Postar um comentário