quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

05/02/2013 - Colegiado de Defesa Civil realiza reunião na Prefeitura de Jaraguá do Sul


Prefeito e vice-prefeito de Jaraguá do Sul prestigiaram o encontro.

O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI realizou a primeira reunião deste ano, na manhã desta terça-feira (5), na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. O encontro foi coordenado pelo Secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul - Marcelo Heinz Prochnow e pelo Secretário Executivo da AMVALI - Alessandro Hansen Vargas e contou com a presença do Prefeito Dieter Janssen, do Vice-Prefeito Jaime Negherbon, da Chefe de Gabinete - Dr.ª Fernanda Klitzke Witkosky, do Procurador Geral - Dr. Raphael Rocha Lopes, do Secretário de Saúde - Ademar Possamai, além de técnicos de defesa civil dos Municípios, Bombeiros Voluntários, coordenador de Defesa Civil de Barra Velha Elton Cunha, Bombeiros Militares representado pelo Ten. Coronel BM Biluk, Secretário Municipal de Planejamento de Barra Velha Sr. Guilherme, Polícia Militar e a Coordenação Regional de Defesa Civil da SDR de Joinville - COREDEC representada pelo Coordenador - Antonio Edival Pereira.

O Consultor do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI, Paulo de Almeida deu início a reunião com a apresentação aos gestores de defesa civil nos Municípios da AMVALI que fazem parte da gestão 2013/2016. Em seguida o Secretário Executivo da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas entregou a minuta de projeto de lei ao procurador de Jaraguá do Sul, Dr. Raphael Rocha Lopes, relativo a autorização ao Poder Executivo do Município a celebrar convênios intermunicipais de cooperação em situações emergenciais decorrentes de desastres naturais. Os convênios a que se refere esta lei poderão prever o empréstimo de maquinário e equipamentos e a cessão de servidores por tempo determinado. O projeto deve ser encaminhado pelo prefeito municipal para aprovação na Câmara de Vereadores, o Município de Barra Velha já entregou o projeto de lei que foi aprovado pela câmara. A finalidade é que em casos de desastres naturais os Municípios possam se ajudar para solucionar os problemas.

O próximo assunto da pauta foi a apresentação da defesa civil de Jaraguá do Sul realizada pelo secretário Marcelo Prochnow que ressaltou "a defesa civil é a organização de toda a sociedade para a autodefesa por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil".

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Jaraguá do Sul foi fundada em 14 de agosto de 1973, pelo então Prefeito Eugenio Strebe. A Defesa Civil Municipal foi instituída como coordenadoria em setembro de 2005, conforme Lei Nacional; em 2008 passou a ser denominada de segurança e cidadania; e em outubro de 2010 passou a ser Secretaria Municipal de Defesa Civil.
Segundo Prochnow a secretaria conta com um secretário, um diretor, dois gerentes, três subgerentes, dois engenheiros civis, um geólogo, dois técnicos, quatro agentes e três estagiários. Possui quatro veículos (um Volkswagen Santana, uma Toyota Bandeirantes, uma Chevrolet S10 e uma Nissan Frontier), além disso, tem equipamentos diversos que auxiliam na ocorrência de desastres naturais. Foram apresentadas fotos dos desastres naturais ocorridos na região de 2008 a 2012 e ressaltado o trabalho realizado pela defesa civil. Conforme Marcelo "uma comunidade bem preparada é aquela que tem mais chances de enfrentar situações adversas".

Após a apresentação realizada pela defesa civil de Jaraguá do Sul, os representantes dos outros seis municípios da AMVALI também explanaram, resumidamente, como está estruturada a defesa civil em seus respectivos Municípios.

Na seqüência, Paulo de Almeida apresentou o cronograma de reuniões do colegiado deste ano, sendo que serão realizadas reuniões mensais e itinerantes, uma em cada município. A próxima reunião será no dia 12 de março, às 8h30min, em Guaramirim. Também foi discutido o plano de atividades para 2013 com base nas necessidades de cada Município.

O colegiado sugeriu a realização de várias atividades ao longo do ano como: a realização de capacitações sobre preenchimento de documentação; a realização do Seminário Regional de Defesa Civil; a discussão sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) que trata do projeto de lei apresentado pelo secretário executivo da AMVALI no início da reunião que autoriza a celebração de convênios; a elaboração de uma cartilha informativa sobre defesa civil; intensificar o trabalho com os NUDECs; buscar recursos em âmbito estadual e federal; estudo sobre a Lei nº 12.608 (atualização das bases nos Municípios); o Plano Municipal de Contingência (PLAMCON); a realização de mais uma edição do Curso BAGER; a participação no Plano Regional de Prevenção de Cheias juntamente com o Comitê Itapocu; a realização de um Plano Regional de Gerenciamento de Riscos; e a realização de trabalhos de educação ambiental e trabalhos preventivos.

O grupo aproveitou e já definiu a realização do Seminário Regional de Defesa Civil que este ano será no mês de dezembro, em Barra Velha. Já foram elencados alguns nomes que farão parte da comissão organizadora que tem como Coordenador Elton Cesar Cunha, de Barra Velha.

Nos assuntos gerais, o grupo discutiu sobre o desastre ocorrido na cidade de Santa Maria/RS e a importância da defesa civil estar preparada e juntamente com os demais órgãos fiscalizar os estabelecimentos. O Prefeito Dieter Janssen disse que a comunidade de Jaraguá do Sul deve ter conhecimento das casas que estão totalmente adequadas e das que não estão. Foram fiscalizados mais de 30 estabelecimentos somente em Jaraguá do Sul. Salientou a importância do trabalho realizado pela defesa civil e a importância de fortalecer a defesa civil em toda a microrregião.

Para finalizar, a Consultora do Comitê Itapocu - Anja Meder Steinbach convidou os participantes do colegiado para criação da Câmara Técnica de Prevenção de Cheias que deve ser formalizada na próxima assembleia do comitê marcada para o dia 7 de março, às 14 horas, na sede da AMVALI.




Fonte: www.amvali.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário